segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bolo de Chocolate

Pois, eu sei que tinha dito que não iria haver sobremesa na passada semana para o S., mas decidi testar os meus limites. Saí do trabalho ao som da "campainha", fui a correr à cidade aqui ao lado recolher a C. em casa da tia-avó onde tinha ficado com febre, fui a correr buscar o D. ao colégio no outro lado de outra cidade, e fui a correr para casa numa outra cidade para começar a rotina já atrasada, e no meio colocar um bolo ainda a fazer...
Sim, mas foi tudo possível:)
Crianças a ver o Ruca na sala e cozinha desimpedida para o Bolo:) Tive de escolher algo cujos ingredientes já tinha em casa.

Fiz uma receita de Bolo de Chocolate que tinha visto aqui neste Blog Hoje para Jantar que tem coisas deliciosas!
Apesar de a receita não ter a versão em Bimby, eu fiz na Bimby, pois facilitou-me para poder ir adiantando outras coisas enquanto os ingredientes iam batendo no Copo.
Para algo rápido e pensado na "hora", vindo de mim, acho que ficou muito bom! E o S. aprovou!
Receita aprovadíssima! 

Eu fiz assim com adaptação da receita no link colocado acima, numa versão Bimby:

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de açúcar (2*180g = 360gr)
1 pacote de chocolate em pó (não coloquei todo)
1 chávena de óleo (240ml)
2 chávenas de farinha (2*120g = 240g)
1 chávena de água a ferver (240ml)

1 c. chá de fermento em pó

Cobertura:
1 tablete de chocolate de culinária
6 c. de sopa de açucar
12 c. de sopa de leite
1 c. de sopa manteiga

Recheio:
Compota de frutos vermelhos

Preparação:

- Colocar no copo a borboleta, os ovos e o açucar 5 min/37Cº/Vel 4
- Programa mais 3 min/vel 4, sem temperatura
- Adicionar o óleo, o chocolate e a água e programar 1 min./vel 4
- Retire a borboleta
- Adicionar a farinha e o fermento e programar 15 seg./vel 3

Deite a massa num tabuleiro untado com manteiga e farinha ou forrado com papel vegetal.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos (depende do forno).

Retire do forno, e transfira o bolo para cima de uma superfície com papel vegetal, deixe arrefecer. Corte ao meio e coloque uma parte num prato, recheie com a compota e coloque a outra parte por cima.

Preparação cobertura:
- Coloque todos os ingredientes no copo excepto o chocolate e programe 5m./Temp.70º/Vel.4.
- Quando terminar deite o chocolate, espere que amacie e bata 10 seg.Vel.
- Deite em cima do bolo já arrefecido e deixe secar.

Pode decorar com morangos antes de servir.






Notas:
- Fiz numa forma rectangular pequena (22x28cm) embora no blog não fale em tamanhos. 
- O meu bolo também demorou mais 10 minutos (ou seja 40min.) a cozer e não ficou seco!
- As fotos foram tiradas com o telemóvel...pelo que não estão muito nítidas.
- Reparei agora que a quantidade de açucar parece elevada comparando com outras receitas de bolos de chocolate, mas como não percebo muito do assunto, fiz assim. Soube-me bem:)

Um comentário:

  1. fiquei com àgua na boca... por aqui este fim de semana fizemos a 6 mãos bolo de outono (bolo de marmelada e nozes)...já só temos um bocadinho :p... acho que o próximo vai ser um bolo de chocolate :)

    ResponderExcluir