quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ansiedade - sem motivo

A semana passa a correr.
Quando dou por mim, já estou na quinta-feira.
O meu período preferido da semana: desde a manhã de quinta até ao almoço de sexta.
Por que não o fim-de-semana? Por que tenho dificuldade em viver o Agora e no fds já estou a projectar o início da semana seguinte na minha cabeça.
À quinta-feira projecto o fds:) é fácil de explicar, não?
No meio disto tudo, acabo por me esquecer de gozar verdadeiramente a experiência do momento presente.

Sim, eu costumo sofrer de ansiedade. Descobri isto há pouco menos de um ano. E as coisas têm vindo a melhorar bastante desde então com algumas técnicas que fui adoptando.
Fiquei muito feliz quando descobri este meu problema. Descobrir que tudo o que sentia ao longo do dia era ansiedade. Consegui parar e dar um nome.

A ânsia do futuro. E quando falo de futuro, falo dos próximos 5 minutos, da próxima hora. Não estou a falar do próximo mês. Não estou a falar daquelas férias fantásticas que me esperam e onde sei que serei feliz.
Estou sim a falar de nos próximos 5 minutos. Em estar no carro. E quando estou no carro, estou sempre a visualizar a porta da escola. E quando estou a sair da escola, estou a ver a minha garagem, e a ver as horas, e os minutos que passam, e depois entro em casa e já estou a ver a hora do jantar e os minutos, e depois quando estou a jantar já estou a ver o pijama e os minutos... Enfim, um stress.

Felizmente as coisas tendem a acalmar. E, não estando curada, estou bastante melhor em relação há meses atrás.

Adorei este post encontrado na net. Os meus filhos então íam achar o máximo. Têm a capacidade de me pedir gomas sempre que estou a fazer o jantar:)

- Mãe, posso chupá umas balas?
- Não, porque depois você não almoça.
- E quanto falta pala o almoço?
- Meia hora, mais ou menos.
- Doma, viva você dambém o plesente.

Demais!


Um comentário:

  1. Eu percebo perfeitamente isso, mas acho que às vezes até é bom... não em excesso, claro, mas viver completamente o presente não é bom. Muitas vezes dou por mim com uma sensação de desconforto relativamente a qualquer coisa que vou fazer, com os nervos e tudo, é mesmo sofrer por antecipação... E isso aplica-se a várias coisas. Mesmo às vezes, como dizes, estar a pensar naquilo que se vai fazer quase imediatamente a seguir. Uns mais outros menos, todos temos alguma ansiedade... Em demasia é que imagino que seja uma tortura! Ainda bem que tens melhorado isso :)

    ResponderExcluir