terça-feira, 11 de novembro de 2014

Aniversário da C.

A minha menina C. fez 3 anos há duas semanas...
Olho para ela e vejo de repente o meu bebé a desaparecer. Está a ficar uma menina crescidinha e, apesar de não ter quaisquer saudades de quando era bebé mesmo, faz-me pensar que realmente estes primeiros anos passam a correr e rapidamente vamos deixar de tê-los debaixo do nosso olhar.

Enfim, lamechices que não valem a pena. É o ciclo da vida e há que aproveitar cada momento.

Queria mostrar-vos o bolo que fizemos, eu e as minhas queridas amigas S. e Lu. Uma aventura a 3 formidável. Quando fazemos as coisas em conjunto com quem mais gostamos o resultado só pode ser muito divertimento, companheirismo e muita amizade.

A receita do bolo é do livro http://www.fnac.pt/Momentos-Doces-Mafalda-Matias/a673042, do qual já fiz os cupcakes de baunilha aqui.
Como eu queria um bolo de massa branca, pois os meninos da sala da C. são todos de 3 anos, fiz esta receita duas vezes e coloquei um bolo por cima do outro com recheio de morango. Como voltei a repetir o mesmo para a festa lá em casa, sei que ficou muito bom.

RECEITA
Massa:
- 250g de manteiga (à temperatura ambiente)
- 250g açucar
- 200g de farinha (usei com fermento)
- 1 c. chá cheia de fermento
- 6 ovos
- 50ml de leite

Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2. Unte uma forma com manteiga e farinha.

Modo tradicional:
2. Para a massa, bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos inteiros, um a um, e bata na velocidade máxima até obter uma textura aveludada. Junte o leite e bata. Junte a farinha peneirada e previamente misturada com o fermento e bata na velocidade mínima apenas para incorporar.
3. Coloque na forma.
4. Leva ao forno 30 minutos. Retire e deixe arrefecer totalmente.

5. Repetir o processo.


Mesa de trabalho:


Partes do bolo em preparação:


Bolo finalizado:


Restos do bolo:


A inspiração do bolo veio deste link.

A C. ajudou no 2º bolo quando foi para a festa de familia no fds. Estava numa alegria só de mexer na pasta e lá se entreteve com os materiais.




Obrigada queridas amigas S. e Lu por esta ajuda preciosa e pelos momentos bons nesta partilha!

E Feliz aniversário à minha filhota linda!
No fds passado já estava a dizer que queria um bolo da Kitty. Ela não tem noção do tempo, mas eu tenho noção do trabalhão que dá e parece-me que agora só daqui a um ano, pois fico sempre sem paciência após estas aventuras!

3 comentários:

  1. Parabéns!!!! e... UAU! Que bolo maravilhoso! quem me dera ter jeito como tu... ficou lindo! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Obrigada! Foi feito com muito amor e numa excelente companhia: ingredientes essenciais para o sucesso! Espero que esteja tudo bem contigo e os meninos. Beijinhos!

      Excluir
  2. Que girooo! A sério, ficou mesmo bonitinho! Também ando há séculos para me estrear com este tipo de bolos.
    Haha também me acontece fazer um bolo decorado e não querer ver bolos à frente durante um mês!
    Essa foto da C. é TÃO fofa :D
    Parabéns muito atrasados :P Nunca dou os parabéns a tempo :P

    ResponderExcluir